CMF feliz com classificação da Interreg Europe para a requalificação da Rua Dr. Fernão de Ornelas

A plataforma Interreg Europe, que gere o Fundo Comunitário para o Desenvolvimento Regional, da Comissão Europeia, acaba de distinguir a requalificação urbanística da Rua Dr. Fernão de Ornelas como uma boa prática europeia de mobilidade, refere a Câmara Municipal do Funchal.

“No passado Verão, a Comissão Europeia já tinha igualmente reconhecido as passadeiras sensorizadas na Estrada Monumental/Avenida do Infante e o projecto “Kiss & Ride” como práticas de excelência, pelo que esta é a terceira distinção no plano europeu, em poucos meses, para as políticas de Mobilidade da Câmara Municipal do Funchal”, exulta a autarquia.

A informação consta do site oficial da Interreg Europe e este passa, assim, a ser considerado um projecto recomendado para implementação por qualquer cidade europeia. O cereador Bruno Martins, que tem o pelouro da Mobilidade Urbana no Funchal, reconhece que “estes são os frutos de muito planeamento,  trabalho e de uma visão clara por parte da Câmara Municipal do Funchal para a mobilidade urbana sustentável no concelho.”

“O facto destas acções virem agora a ser reconhecidas a nível internacional é algo que nos orgulha a todos, cabendo-me agradecer o papel de toda a equipa camarária envolvida neste desafio, em especial aos nossos técnicos de Mobilidade e Trânsito, pelo empenho com que trabalham, mesmo sabendo que muitas vezes os resultados deste trabalho altamente meritório só surgem a médio e longo-prazo.”

A intervenção da Câmara Municipal do Funchal naquela que é a principal rua comercial da cidade representou um investimento de 313 mil euros, com uma requalificação urbanística alargada, que levou ao encerramento da rua ao trânsito automóvel, “devolvendo-a à população e aos turistas, com benefícios directos para o comércio envolvente”.

“Como se tem vindo a comprovar desde então, a valorização do principal eixo comercial da cidade é um sucesso reconhecido por todos (….)”, considera Bruno Martins.