Colégio dos Jesuítas em foco numa mostra no Museu de Arte Sacra

Busto e braço relicário Portugal, cerca de 1654 Madeira entalhada, estofada e policromada; vidro Igreja de São João Evangelista, Funchal

O Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) e a Associação Académica da Universidade da Madeira assinalam juntos os 450 anos da fundação do Colégio dos Jesuítas do Funchal, através de uma exposição a decorrer na sala de exposições temporárias do Museu, conforme já antecipadamente referiu o Funchal Notícias.

A abertura ao público decorrerá, simbolicamente, no dia 18 de Outubro assinalando a efeméride do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, refere um comunicado do MASF, que sublinha que esta mostra “conta com o comissariado do professor Rui Carita que, ao longo de várias décadas, se tem dedicado ao estudo do Colégio do Funchal e da presença da Companhia de Jesus na Madeira”.

O complexo do Colégio dos Jesuítas, que integra a Igreja de São João Evangelista, património nacional classificado, permaneceu, ao longo de mais de quatro séculos de história, uma presença indelével na cidade do Funchal, não só como edifício marcante na malha urbana, mas também como pólo, sempre vivo e dinâmico, nas diversas funções que serviu, ao longo dos tempos, em contextos favoráveis ou adversos, refere a nota de imprensa.

Carlos Abreu, presidente da Direcção da Académica, recorda que o Colégio dos Jesuítas foi fundado a 20 de Agosto de 1569. O mesmo edifício, embora acolhendo várias instituições, esteve sempre ligado ao Ensino e acolhe, actualmente, a própria reitoria da
Universidade da Madeira. O trabalho da Académica da Madeira no Colégio iniciou-se em 2012 com várias iniciativas culturais, entre visitas educativas, exposições, saraus musicais, circuitos turísticos e até um espaço comercial, que contribuíram para a divulgação da história deste edifício.

“Já em 2016, mais assinala Carlos Abreu, o Colégio passou a integrar o programa Herança Madeirense dinamizado pela Académica com o intuito de dar a conhecer o património material e imaterial da Madeira. Através desta exposição, o MASF e a Académica, sob a orientação do comissário professor Rui Carita, propõem um percurso pelos principais momentos deste antigo colégio da Companhia de Jesus, reconstituindo os contextos conturbados da fundação e instalação, até à expulsão dos jesuítas da Madeira, mas também, os diferentes usos militares, civis e culturais que o trazem, bem vivo até nós, actualmente”.

Esta exposição estará patente entre os dias 18 de Outubro de 2019 e 31 de Janeiro de 2020 e poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, entre as 10 horas e as 17 horas, e ao sábado, das 10 horas às 13 horas. Nos dias 18 e 19 o acesso à exposição será gratuito. Nos restantes dias o ingresso terá um custo de 2 euros.

Entretanto, e no dia 18, pelas 10h00, o professor e historiador Rui Carita orienta uma vista à exposição naquele que é o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. A participação na visita será gratuita mediante inscrição em: http://masf.eventbrite.pt
A lotação é de 25 pessoas.