Mais alunos nas universidades, resultados da terceira fase já foram divulgados

universidade madeiraEste ano de 2019 entraram mais alunos para o Ensino Superior, em termos comparativos com o ano passado. São os números depois de terem sido divulgadas, há momentos, as listas de colocações correspondentes à terceira fase de acesso. Ao todo entraram 46 mil alunos, Nesta terceira fase foram colocados 1402 alunos. Para esses, a matrícula e inscrição são realizadas entre 11 e 15 de outubro junto da respetiva instituição de ensino superior. Os resultados estão disponíveis em http://www.dges.gov.pt,

No site da Direção Geral do Ensino Superior, podemos verificar que foram exatamente 46058 o número total de novos estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso (todas as fases), “aumentando 1.6% face ao ano anterior. 46058 estudantes foram admitidos em 2019-2020 no ensino superior público através do Concurso Nacional de Acesso1 , encontrando-se agora concluídas todas as fases do Concurso Nacional de Acesso 2019 (CNA)”.

Indica a DGES que “os resultados da 3.ª fase do CNA revelam que o número total de estudantes colocados no ensino superior público por esta via de ingresso cresce 1.6% face ao ano anterior (45313 colocações após 3.ª fase em 2018), além de que o número total de estudantes colocados aumenta principalmente em instituições fora de Lisboa e Porto, o que é reflexo das medidas de redistribuição territorial de vagas assumidas durante a presente legislatura”.

Ainda o número de estudantes colocados especificamente na 3.ª fase do CNA “aumenta face a igual fase do ano anterior. Em 2019 foram colocados 1402 estudantes na 3.ª fase (840 dos quais não tinham ainda qualquer matrícula) enquanto em 2018 haviam sido colocados 1385 estudantes na 3.ª fase (777 dos quais não tinham ainda qualquer matrícula)”.

A taxa de ocupação de vagas “aumentou face ao ano anterior, verificando-se que em 2019 foram ocupadas 90.6% das vagas iniciais colocadas a concurso (em 2018 haviam sido ocupadas 89.1% das vagas). A larga maioria das instituições de ensino superior aumentaram a percentagem de ocupação de vagas face ao ano anterior; e) O número de vagas não ocupadas reduz-se face ao ano anterior, tendo sobrado 2607 vagas em 2019 (em 2018 haviam sobrado 3468 vagas). Estas vagas sobrantes podem agora ser utilizadas para a admissão no 1.º ano do par instituição/curso em causa através de concursos especiais e de concursos de mudança de par instituição/curso”.

Recorda a DGES que “a ocupação final das vagas das instituições e ensino superior públicas apenas é determinada quando consideradas todas as vias e ingresso pois, para além das 3 fases do Concurso Nacional de Acesso, existem outros mecanismos de ingresso, nomeadamente o ingresso de estudantes em CTeSP bem como em diversos concursos”.

Neste apontamento, a Direção Geral indica, també, que “considerando os estudantes matriculados após a 2.ª fase e os novos estudantes colocados na 3.ª fase. especiais e regimes especiais, adaptados ao perfil diversificado dos estudantes que procuram o ensino superior, é estimado que o número total de colocados no ensino superior público em 2019-2020 seja cerca de 77.000 estudantes”.