Simulacro de incêndio realizado na Escola Dona Olga de Brito

Hoje, quinta-feira, dia 10, pelas 10h30, realizou-se um simulacro de incêndio na Escola Dona Olga de Brito, no qual participaram cerca de 190 pessoas, entre alunos, docentes e funcionários não docentes, assim como técnicos da Secretaria Regional de Educação, do Serviço Regional de Protecção Civil e do Serviço Municipal de Protecção Civil do Funchal, de uma empresa de segurança contra incêndios e dos Bombeiros Voluntários do Funchal.

O simulacro permitiu testar os procedimentos constantes no Plano de Emergência, nomeadamente o alarme e o alerta, a evacuação orientada dos alunos para o ponto de encontro e ainda outras missões reservadas aos adultos, como sejam a primeira intervenção com o extintor, os cortes de energia e a recepção e encaminhamento dos bombeiros para o local da ocorrência.

Todos os intervenientes – membros da escola e agentes da Protecção Civil presentes –empenharam-se em tornar o exercício o mais real possível, tendo-se inclusivamente simulado, com uma máquina de fumo, um incêndio na sala de informática. Este momento lançou o decurso de todos os procedimentos previstos no Plano de Emergência, permitindo, em situação quase-real, treinar os comportamentos dos alunos, docentes e funcionários não docentes, refere uma nota.

Estes simulacros inserem-se na dinâmica do projecto ‘Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos’, desenvolvido – com as escolas – pela Secretaria Regional de Educação.