Paula Cabaço sublinha afirmação da Madeira na qualidade de destino activo e de natureza

A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, considerou que a realização do primeiro “Madeira Outdoor Summit” que, nesta quinta-feira, decorre no Centro de Congressos da Madeira, abre espaço a novas oportunidades no que se refere à afirmação da RAM enquanto destino de turismo activo.

Uma afirmação em crescendo que, segundo a governante, está associada às características intrínsecas do património natural, à diversidade da oferta, mas, também, “ao empenho, envolvimento e investimento dos parceiros privados, neste produto”, nomeadamente das Empresas de Animação Turística, cujo número, recordou, “tem vindo a crescer substancialmente”, em cerca de 15% este ano face a 2018. Aliás, em 2014 existiam apenas 180 Empresas, hoje são mais de 300, salientou.

Para a governante, tal deve-se também à estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Governo Regional, não só do ponto de vista do apoio às associações e outros parceiros na realização de eventos desportivos ligados ao turismo activo e de natureza – no valor de um milhão e 200 mil euros – mas, também, à política promocional em curso.

A este propósito, diz nota governamental, “só neste ano de 2019, a Região já participou em 11 feiras promocionais de turismo activo – em países como Alemanha, Reino Unido, França e Holanda, lançando várias campanhas promocionais e criando novos conteúdos.

A capacidade de a Região acolher e organizar grandes eventos desportivos foi, também, sublinhada nesta cerimónia, por Paula Cabaço, que se referiu às “elevadas taxas de satisfação” relativamente aos serviços prestados aos turistas e a importância desta aposta, “até porque a afirmação da Madeira, enquanto destino de turismo activo, não só corresponde ao perfil do turista que nos visita e diferencia a oferta, mas, também, contribui, em simultâneo, para a preservação e maior valorização deste património”.