Sara Madalena promete ficar “atenta” ao cumprimento dos 50% para o novo Hospital da Madeira

SaraHospital 1 de outubroA candidata do CDS-PP à Assembleia da República disse esta terça-feira que irá “ficar atenta” ao cumprimento da promessa de financiamento do novo Hospital Central da Madeira em 50% por parte do primeiro-ministro, António Costa. Foi isso mesmo o que disse, hoje, quando falava junto ao Hospital dos Marmeleiros, uma escolha propositada para lembrar ao líder do governo socialista que aquele imóvel é património da Região e que, para o CDS, não entra nas contas do financiamento assumido pelo Estado.

“Se eu for eleita vou lembrar ao senhor primeiro-ministro, ou a outro que venha a ser eleito, que a promessa que fez, foi para todos os portugueses, não é apenas para quem é socialista”, frisou Sara Madalena, aludindo às promessas de António Costa feitas em clima de campanha eleitoral para as eleições regionais do passado dia 22 de setembro. “A Madeira faz parte de Portugal, e os 50% são para ser cumpridos na íntegra, não é para incluir património regional, como são os casos do Hospital dos Marmeleiros e Dr. Nélio Mendonça. Não vamos dar aquilo que não é nosso, o património regional é da responsabilidade do governo regional da Madeira.”

A candidata do CDS recusa, terminantemente, que o Governo Central decida o que fazer com o património da Região. “Não estão a oferecer-nos nada”, sublinha. “Nós não somos portugueses de segunda, tenho reiterado esta questão, não temos qualquer capacidade para isoladamente construirmos um hospital de raiz e não permitiremos que sejamos abandonados nesse aspecto. Tudo faremos para que essa promessa seja efectivada, excluindo património que é da Região e que nada tem a ver com a República e as suas responsabilidades na Região. Se o primeiro-ministro der o dito por não dito, o CDS estará aqui para relembrar.”