Albuquerque “oficializa” a 2 de outubro o Centro de Saúde Dr. Manuel Germano Gonçalves no Jardim do Mar

Centro de Saúde Jardim do Mar 15 de abril 2019
O Centro de Saúde do Jardim do Mar é um dos 29 com cobertura de 100 por cento de médico de família.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 2 de outubro de 2019, pelas 12 horas, o centro de saúde do Jardim do Mar, que recentemente recebeu várias obras de melhoramentos. Na oportunidade, será realizada a cerimónia que assinalará a nova denominação daquela unidade: Centro de Saúde Dr. Manuel Germano Gonçalves, uma decisão saída do plenário de Governo de 18 de setembro.

Manuel Germano Gonçalves foi uma personalidade de incontornável competência e saber, um médico carismático nascido em 15 de junho do ano de 1921, na freguesia do Jardim do Mar, vindo a falecer na freguesia do Estreito da Calheta.

A população refere-se à sua pessoa com grande admiração e apreço, por ter sido uma personalidade de indiscutível cariz humano e um benemérito das pessoas que ali viviam, a quem prestou cuidados médicos. O Governo Regional da Madeira, com este gesto, pretende render-lhe uma justa homenagem.

Recorde-se ainda que os trabalhos de requalificação que tiveram lugar no Centro de Saúde do Jardim do Mar foram sobretudo ao nível da resolução de uma série de patologias de infiltrações pelas fachadas e cobertura exterior. Por ser uma unidade de saúde urgiu executar as referidas requalificações, sem as quais não seria possível cumprir os padrões de qualidade exigidos à prestação de cuidados daquela natureza. De salientar que esta obra custou cerca de 40 mil euros.

O Centro de Saúde do Jardim do Mar segundo revela uma nota do gabinete de comunicação da presidência do Governo, “é um dos 16 Centros de Saúde remodelados na legislatura 2015-2019. Por outro lado, é um dos 29 centros de saúde com cobertura de 100 por cento com médico de família.

Todos os residentes na freguesia beneficiam de cuidados de saúde prestados pela equipa de saúde, médico e enfermeiro. Por ano, são realizadas, em média cerca de 850 consultas médicas e de enfermagem, incluindo consultas de visitação domiciliária (médicas e de enfermagem)”.

A mesma informação dá conta que “o Governo Regional já investiu mais de 10 milhões de euros na remodelação, construção e melhorias na rede de Centros de Saúde existentes na Região Autónoma da Madeira, desde 2015. Todo este investimento insere-se na política de humanização dos cuidados de saúde primários levado a cabo por este governo, desde o início da sua legislatura, com especial enfoque no utente e nos seus profissionais de saúde”.

O próximo Centro de Saúde a iniciar obras de melhoria, já programadas, é o Centro de Saúde do Arco da Calheta. 500 mil euros é o investimento previsto…