Universidade Sénior de Santa Maria Maior inicia ano lectivo

Inscrita na RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade) desde 2008, a Universidade Sénior de Santa Maria Maior (USSMM) mantém uma programação ensino-cultura abrangente para os seniores maiores de 50 anos de idade de qualquer freguesia, salienta uma nota de imprensa.

As aulas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, com um conjunto de várias disciplinas, desde História, Francês, Cultura Geral, Inglês, Pintura (com atelier de próprio), Cidadania, entre outras matérias, bem como palestras sobre os diversos temas e visitas de estudo na Região Autónoma da Madeira e Portugal Continental.

Uma vez que foi adoptado o modelo inglês, o qual não garante certificação das respectivas disciplinas, os alunos não são sujeitos a provas ou testes de avaliação.

A Universidade Sénior de Santa Maria Maior realiza actividades de ensino não formal, de formação, sociais, de convívio e lazer, com a finalidade de reactivar e enriquecer a aprendizagem ocorrida durante os diferentes períodos de formação escolar, educação para a cidadania, para a saúde, para a tolerância, para o voluntariado e aquisição de outros e diferenciados conhecimentos.

Todos os professores e animadores, que também podem ser alunos, colaboram em regime de voluntariado. As inscrições podem ser efectuadas em qualquer período do ano, nos serviços administrativos da Junta de Freguesia.

No dia 1 de Outubro – dia Internacional da Pessoa Idosa –, às 15h00, terá lugar no auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior, a cerimónia de abertura do ano lectivo 2019/2020 da Universidade Sénior com a palestra “Trajectos do Envelhecimento”, proferida por Sofia Canha.