GNR apreende 66 kg de pescado por “fuga à lota”

GNR Madeira - Apreensão de chicharro 18 de setembroO Comando Territorial da Madeira, através do Posto Territorial do Funchal, anunciou que no dia 14 de setembro apreendeu 66 quilos de pescado “por fuga à lota no Funchal”.

Esta apreensão, segundo uma nota daquela força policial, “resultou de uma ação que visava a fiscalização da descarga de pescado na lota, onde os militares verificaram a descarga do pescado sem que tivesse sido sujeito ao 1.º regime de venda. Foi identificado um homem de 47 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, sendo a infração punível até ao montante máximo de 3 740 euros ou 44 891 euros, consoante o infrator seja pessoa singular ou coletiva”.

A GNR recorda que “o regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, pela transparência na constituição de preços e pelo controlo higiossanitário do pescado”.