Abre hoje o “falso” túnel para dar acesso ao Campo da Barca

Albuquerque Ribeira de João GomesAlbuquerque túneis Ribeira de João Gomes BAlbuquerque túneis Ribeira João Gomes CFoi hoje a visita ao novo troço da Ribeira de João Gomes, que dá acesso ao Campo da Barva  envolvendo um “falso” túnel, sendo considerada uma obra de grande relevância nas acessibilidades à cidade do Funchal, como referiu o presidente do Governo Regional quando esteve no local e enalteceu a estrutura arquitetada pelo arquiteto Paulo David e o trabalho no terreno da empresa Afavias.

Miguel Albuquerque lembrou que “a abertura desta via estava prevista em início do ano escolar, o que aconteceu” e apontou a importância da obra “na melhoria dos acessos, em segurança, por parte da população”.

A empreitada (consolidação de escarpas na Ribeira de João Gomes, sobre o túnel, bem como de construção de um “falso túnel” na zona) resultou na construção de uma estrutura de proteção (um “falso túnel”) de betão armado, com cerca de 340 metros de extensão, contra a queda de blocos em ambas as margens da Ribeira de João Gomes.

O arquiteto Paulo David colaborou com a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas (SREI) na solução estética da estrutura de betão. A proposta foi no sentido de uma estrutura de betão armado, composta por um sistema de pórticos, cujas vigas apoiam num muro betonado contra a encosta, ancorado por pregagem na vertente.

A estrutura recebeu uma laje de proteção superior, preparada para receber uma camada de solo para absorção de impactos resultantes da eventual queda de blocos, sendo que vai cobrir os dois troços paralelos à ribeira, desenvolvendo-se em duas estruturas, deixando a descoberto a passagem em curva sobre a ribeira. O custo desta empreitada, a cargo da Afavias/Construtora do Tâmega Madeira, ronda os 14,4 milhões de euros.