PDR quer um sistema de ensino “tendencialmente gratuito”

PDR 17 de setembroJunto à Escola dos Barreiros, o candidato do Partido Democrático Republicano defendeu um sistema de ensino tendencialmente gratuito e mais apoios no ensino intermédio, sobretudo por entender que há ainda muitas famílias sem condições financeiras.

A questão do ‘bullying’ também mereceu especial atenção, com a necessidade de se criar uma equipa multidisciplinar para acompanhamento dos casos, com reuniões com pais e alunos.

“Isto é algo que nos preocupa, porque demonstra comportamentos desviantes em alguns jovens e adolescentes. E a escola, sempre com recurso à família, precisa de resolver estes problemas na sua raíz”.

Filipe Rebelo deixou também reparos ao próprio funcionamento dos estabelecimentos de ensino, considerando que deveria haver uma limitação de mandatos nos conselhos diretivos. “Também nas escolas não podemos deixar que as pessoas se agarrarem ao poder. É preciso dar espaço para outros protagonistas, com outras ideias”.

Regionais 2019

O candidato do PDR falou ainda sobre a progressão nas carreiras dos professores. Medidas que merecem todo o apoio do partido, mesmo porque funcionários reconhecidos, sejam professores, sejam assistentes operacionais ou administrativos, asseguram a qualidade do sistema.

A campanha prossegue hoje dentro do concelho do Funchal, sempre privilegiando o contacto com a população. “Esta é uma campanha decisiva para a Região Autónoma da Madeira. A 22 de setembro todos têm uma palavra a dizer”.