JPP considera que Madeira tem de reduzir a despesa extinguindo ou fundindo empresas públicas

O JPP realizou uma arruada pelo centro de Santa Cruz, contactando a população e dando a conhecer suas propostas e áreas de actuação. Desta vez, a temática recaiu sobre a necessidade de redução da despesa da Região. Élvio Sousa  disse que “as contas da Região, com uma dívida de mais de cinco mil milhões de euros e com um serviço de dívida que globalmente atinge os seiscentos e quatro milhões de euros e com a receita fiscal de novecentos milhões”, consubstanciam “uma situação destrutiva e de inconsistência financeira.”
O JPP quer, pois, ver reduzida a despesa da Região e afirma que “todos aqueles partidos que estão a prometer grandes investimentos e grandes promessas eleitorais, não estão a dizer a verdade à população. Nós temos consciência que dado o estado das contas da Região, não podemos prometer demasiado.”
O cabeça de lista do JPP declarou que é preciso poupar nos gastos através da redução do sector empresarial público. “Nós temos uma empresa pública por cada dez mil habitantes. Temos vinte e quatro empresas do sector público. Há que extinguir ou fundir empresas, uma delas seria a Madeira Parques, as Sociedades de Desenvolvimento, mas há alguns partidos que querem manter os amigos no poder e que não lhes interessa a extinção dessas empresas”, denunciou.
Élvio Sousa conclui que “esta poupança, entre outros aspectos, seria decisiva para baixar o peso da despesa e poder investir noutros sectores, como por exemplo o social, nomeadamente aplicar o complemento de pensão para reformados e pensionistas com reformas abaixo do salário mínimo regional. Uma medida que o JPP já defendeu e continuará a defender.”