Congresso discute turismo a 27 e 28 de setembro

O III Congresso Internacional de Turismo da AICA realiza-se nos dias 27 e 28 de setembro de 2019 no Museu de Eletricidade Casa da Luz, no Funchal – Ilha da Madeira.

O encontro é organizado pela Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), em parceria com o Departamento de Turismo do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) e Empresa de Eletricidade da Madeira, com o patrocínio do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) e da Associação de Promoção da Madeira (APM).

O objetivo geral é partilhar o conhecimento científico na área do turismo e debater assuntos relacionados com o impacto do turismo nos territórios e por isso, foram convidados vários especialistas estrangeiros e nacionais como oradores do congresso.

Os objetivos específicos são:

– Apresentar e discutir algumas experiências/projetos nacionais e internacionais relacionados com o impacto das alterações climáticas no turismo, com o marketing e transportes no turismo e com as relações sociais e patrimoniais e o turismo;

– Proporcionar aos participantes um fórum aberto em termos de troca de pontos de vista relacionados com as temáticas em apreço entre os estudantes, empresários do setor, académicos e os gestores dos territórios turísticos;

– Explorar e debater novas perspetivas para o setor do turismo, promovendo novas metodologias e abordagens empíricas, assim como a concretização de um desenvolvimento sustentável do turismo, criando para o efeito uma “Cultura do Turismo”;

– Analisar a importância das atividades turísticas e o seu impacte na economia, na sociedade e no ambiente, ao nível regional, nacional e internacional.

O III Congresso Internacional de Turismo da AICA decorre na Madeira, visto que é uma ilha com cerca de três séculos de história do turismo (primeira região turística de Portugal) e o seu modelo de desenvolvimento assenta no turismo. Por outro lado, o turismo neste território contribui com 30% para o Produto Interno Bruto e emprega 10 mil pessoas.

A entrada é livre e podem inscrever-se através do site www.aica-madeira.org

O programa consta neste site da AICA e será publicitado na imprensa escrita da Madeira através de um cartaz, onde constam os nomes dos oradores e respetivas comunicações.