Albuquerque visita ligação Vasco Gil-Fundoa e promete ponte e rotunda no próximo mandato

Albuiquerque cota 500 BAlbuquerque cota 500A Via Expresso Vasco Gil – Fundoa, à Cota 500, classificada como VE8 na Rede Rodoviária Regional, com uma extensão total de 4 230 metros, permite a ligação do sítio do Vasco Gil à Fundoa. Foi concluída agora a empreitada de construção da “Nova ligação Vasco Gil – Fundoa, à Cota 500 – 1.ª Fase”, com a abertura à população do troço entre o Caminho do Laranjal Pequeno e o Caminho da Ribeira Grande. Hoje, Miguel Albuquerque visitou a obra.

O troço agora concluído apresenta uma extensão de 850 metros, dos quais 400 metros correspondem ao troço em Via Expresso e 450 metros ao ramal de ligação ao Caminho da Ribeira Grande. Inclui também um pequeno túnel com 50 metros de extensão e dois viadutos com 176 e 84 metros de extensão, uma passagem superior de peões, que restabelece o Caminho do Lombinho e duas ligações à rede viária municipal, nomeadamente ao Caminho do Lombo dos Aguiares e ao Caminho do Campo do Andorinha, este último beneficiado e alargado numa extensão de 250 metros. A empreitada inclui ainda todos os trabalhos de terraplenagem, drenagem, estruturas de suporte, pavimentação, sinalização e instalação dos equipamentos de iluminação e de segurança.

Este troço da obra representa um investimento de cerca 9,4 M€ (IVA incluído) do Governo Regional, tendo sido adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas Somague Engenharia e Mota-Engil.

Nas palavras que dirigiu à população, Miguel Albuquerque lembrou os tempos em que esteve na presidência da Câmara Municipal do Funchal e disse que aquela ideia que as zonas altas estavam perdidas não corresponde à realidade, estão integradas e cada vez mais próximas do nosso padrão de desenvolvimento. Garantiu que a Madeira não tem cidadãos de primeira e cidadãos de segunda, são todos tratados da mesma maneira. E sobretudo os mais velhos que vivem aqui nestas freguesias lembram-se do que fizemos aqui”.

O presidente do Governo disse que “esta obra é o culminar de um compromisso que assumimos perante a população da Madeira e pela população de Santo António”. E garantiu para no próximo mandato “haverá o alargamento ao longo da Ribeira Grande e uma rotunda e alargamento da ponte”.