Costa “obcecado” com a Madeira nem o helicóptero deu, “manda a carta mas não quer ver a noiva”, ironizou Miguel Albuquerque

Albuquerque Proteção Civil AO presidente do Governo Regional considerou hoje que o helicóptero de combate a incêndios, que no período de verão fica na Madeira e a custos suportados pelo Executivo Madeirense, foi “um grande investimento”. Miguel Albuquerque esteve hoje presente, nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, no 1º Workshop de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, envolvendo a participação de elementos dos Bombeiros, da PSP, da GNR e do Exército, num total de 110 formandos.

Albuquerque não deixou passar a oportunidade para críticas ao primeiro ministro António Costa, que neste momento está na Região para uma ação partidária de apoio a Paulo Cafôfo, agendada para Machico. Disse o presidente do governo que “esta obsessão do primeiro ministro com a Madeira nem deu para enviar um helicóptero. Esta obsessão é só retórica, é aquele tipo de amor não correspondido, manda a carta mas não quer ver a noiva”.

Relativamente aos números, revela que 16 extinções de fogos através da intervenção do helicóptero e 26 horas de voo operacional. Mas não é só o helicóptero que é importante, temos até ao momento 18 equipas permanentes no terreno, no âmbito do POCIF, e já procedemos a 150 extinções, entre fogos, queimadas”.

Miguel Albuquerque considerou importante esta formação que hoje ocorreu na Proteção Civil, visando preparar os operacionais para estruturas que têm como objetivo a segurança, melhorando a intervenção em ocorrências de estruturas colapsadas e similares e fazendo com que os formandos executem e interiorizem as técnicas mais adequadas.

O workshop irá capacitar os participantes a assumir as ações iniciais de primeira resposta ao chegar ao teatro de operações, aplicar as técnicas de busca e marcação INSARAG, (International Search and Rescue Advisory Group) das Nações Unidas, aplicar as técnicas de remoção, levantamento e estabilização de cargas.

Para além de se testar as capacidades operacionais e uniformizar procedimentos – diversas entidades a trabalhar em conjunto – esta iniciativa permitirá apresentar o equipamento disponível num contentor de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, gentilmente emprestado pela Empresa VIANAS, com material de última geração para busca, salvamento e resgate da “PARATECH”.”