CDS quer um estudo para avaliar impacto do futebol profissional na economia regional

CDS Marítimo B
Uma delegação do CDS reuniu-se com Carlos Preeira, o presidente do Marítimo.
CDS Nacional
Rui Barreto também abordou a temática do futebol profissional com o presidente do Nacional, Rui Alves.

Convidar um organismo, competente e independente, para realizar um estudo que permita avaliar o impacto do futebol profissional na economia regional. A ideia foi lançada esta terça-feira pelo líder do CDS-PP, Rui Barreto, no decurso de reuniões de trabalho que manteve com os presidentes do CS Marítimo, Carlos Pereira, e do CD Nacional, Rui Alves.

De acordo com o dirigente partidário, a partir do estudo devem ser criadas as bases do novo modelo de apoio ao futebol profissional, com um suporte cientificamente estudado, de maneira a por cobro às dúvidas que o assunto suscita. “Não tenho dúvidas do importante papel dos clubes na afirmação da autonomia e sobretudo na afirmação social dos nossos jovens, ajudando a projetá-los no plano do desporto nacional e internacional. É por isso que chegou à altura de olharmos para tudo isto com clareza e responsabilidade”, frisou Rui Barreto.

Regionais 2019

O líder do CDS-PP entende que é preciso tratar diferente o que é diferente, ou seja, o desporto profissional deve sair da Direção Regional de Juventude e Desporto e passar para a secretaria regional das Finanças, estabelecendo com os clubes contratos-programa. A mudança tem por base o facto de o desporto profissional ser uma atividade que gera receitas e paga impostos, o que não acontece com o desporto amador, muito menos com a atividade física para todos. Todavia, todas estas áreas estão na tutela da Direção Regional de Desporto. “O meu compromisso, perante os presidentes dos dois clubes, foi o de tudo fazer para levar a Região a desenvolver um estudo independente para medir o impacto do futebol profissional na economia regional”, afirmou no final das duas reuniões.