JPP mostra-se contrário a custos de transportes que “penalizam a economia regional”

O JPP esteve hoje na Zona Franca, no Caniçal, para recordar ao Governo Regional que, além do empenho evidenciado na defesa e valorização do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), também é fundamental apoiar as empresas, ao nível dos custos dos transportes.

“O JPP é favorável a este regime. Não podemos pensar na economia da Região sem as receitas do CINM, que em 2018 representaram mais de 120 milhões. Mas também não podemos descurar que o Governo Regional tem silenciado e ignorado a questão dos custos dos transportes, que é um dos entraves à economia regional”, sublinhou Élvio Sousa, candidato às eleições regionais.

O JPP foi visitar a Sweets & Sugar, um dos negócios sediados no CINM. “Viemos valorizar e mostrar a vivacidade das empresas regionais, que se deparam com uma área de baixa tributação, como a zona franca, um regime de baixa fiscalidade, mas ao mesmo tempo enfrentam os custos elevados dos transportes de mercadorias. O Governo Regional prometeu reduzir os custos dos transportes e não cumpriu”, afirmou o dirigente do JPP.

Élvio Sousa aproveitou a ocasião para recordar que “o Governo Regional salvaguarda e valoriza o CINM, mas é cúmplice de um sistema de transporte de mercadorias monopolista, prejudicando gravemente a economia e as empresas da Região, aspecto que inclusivamente já foi salientado pelo presidente da ACIF, que se referiu a um oligopólio concertado, ou seja, um regime monopolista de índole privada, concentrando a riqueza e as mais-valias em determinadas empresas, factor que não refresca a economia regional”.