Cafôfo promete resolver problemas da habitação social até 2026

Paulo Cafôfo, que o PS-Madeira continua a referir sempre nos comunicados oficiais como candidato à presidência do Governo Regional, o que tem suscitado críticas de outros partidos (dado que as eleições são, de facto, para eleger deputados para a Assembleia Legislativa da Madeira, sendo que quem tiver maioria forma governo) esteve hoje no bairro dos Viveiros, numa ocasião na qual prometeu resolver os problemas de habitação graves na Região até 2026.

Recordando as necessidades que ainda existem e salientando que há pessoas que vivem em “condições nada dignas, em casas muito precárias e em muito mau estado”, e recordando os valores de mercado para a aquisição ou o arrendamento, Paulo Cafôfo referiu que “a Autonomia é das maiores conquistas da nossa história e serve para nós, madeirenses, resolvermos os nossos problemas. A habitação é um problema e nós temos na Região os meios para poder resolver esta falta de habitação condigna para as pessoas”, garantiu.

O cabeça-de-lista do PS-M às eleições legislativas regionais quer construir novos núcleos de habitação social “de qualidade” nos diversos concelhos da Região. “Queremos promover equipamentos e que haja nesses equipamentos estruturas e espaços para um espírito comunitário, para relações familiares saudáveis, para uma comunicação intergeracional, acima de tudo para que haja qualidade de vida para quem vai ali habitar”, disse.

Quer ainda criar programas de apoio para recuperação de habitações degradadas, bem como para rendas acessíveis, apoiando aquelas pessoas cujos salários/rendimentos não chegam para cobrir os custos de uma habitação.

Nos Viveiros, num espaço que foi construído enquanto era presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo lembrou que nos últimos anos a única entidade que construiu habitação social foi precisamente a autarquia funchalense, enquanto o próprio foi edil. Não obstante este trabalho, o candidato socialista considera que “muito mais há a fazer” na Região. “Nós vamos, com certeza, realizar esse direito a uma habitação que seja condigna”, prometeu.