Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s com entradas gratuitas até 30 de setembro

VICENTES 2As entradas no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, recentemente reaberto ao público, são gratuitas até ao próximo dia 30 de setembro, anuncia a secretaria regional do Turismo e Cultura.

A medida, segundo a mesma informação, visa «incentivar a divulgação e o conhecimento do acervo deste Museu, que data desde o século XIX, junto de toda a população, mas, também, o conhecimento do notável trabalho que foi levado a cabo na reabilitação deste tão importante e único património, “pertença” de todos os madeirenses e porto-santenses», conforme destaca a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

Um Museu que é raro e excecional no nosso país – uma vez que é totalmente dedicado à fotografia – e que vem, sem dúvida, «enriquecer, valorizar e afirmar, nacional e internacionalmente, a oferta cultural da Região», reforça a governante.

Uma informação da secretaria dá conta que, neste momento, são duas as exposições que se encontram patentes ao público no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes’s. A Exposição Permanente “Do estúdio à Fajã – retrato e paisagem na fotografia madeirense” – que apresenta dois dos mais relevantes géneros fotográficos, a paisagem e o retrato, em que, através de um vasto e nunca antes exposto conjunto de fotografias de diferentes estúdios madeirenses e de diversos fotógrafos, quer profissionais, quer amadores, se pode verificar a evolução destes dois géneros fotográficos, desde a segunda metade do século XIX até á década de 50 do século passado – e a Exposição Temporária “Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX”, assente numa seleção de autores e obras da exposição que o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado realizou, em 2015 e que, pela primeira vez, reuniu um conjunto notável de imagens e fotografias do século XIX, neste caso em concreto enriquecidas pela coleção particular de João José P. Edward Clode.

Refira-se que este Museu se encontra aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10.00 às 17.00 horas.