Boa maturação, Festa da Vindima de 25 de agosto a 8 de setembro

Foto Emanuel Silva

Estamos em Agosto e as uvas amadurecem nas parreiras. Ainda não chegou o momento da colheita mas, se o tempo ajudar, se a chuva não comprometer a maturação, será um bom ano de vinho.

Já a Festa do Vinho e da Vindima, que é um dos cartazes turísticos do destino Madeira, decorrerá, este ano entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro.

A Festa acontece por altura das vindimas, que acontecem em finais de agosto e inícios de setembro.

Os festejos do evento que se realiza desde o fim dos anos setenta do século passado iniciam-se no Funchal e incluem a Semana Europeia de Folclore, decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides e espetáculos diversos de música ligeira e tradicional.

A encerrar esta Festa realiza-se no Estreito de Câmara de Lobos a Festa das Vindimas.
Outras iniciativas que compõem o cartaz:
Semana Europeia de Folclore – 25 a 28 de Agosto 
A Semana Europeia de Folclore, iniciativa dinamizada pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, é um festival de folclore que tem por objetivo promover um convívio intercultural e dar a conhecer realidades etnográficas, e conta com a participação de grupos nacionais e estrangeiros.
Vindima ao Vivo – 7 de setembro
Na manhã de Sábado as atenções viram-se para o Estreito de Câmara de Lobos, onde se realiza a Festa das Vindimas. Ali, numa quinta madeirense, acontece a vindima, seguida de cortejo etnográfico que conta com a participação de um vasto número de grupos de folclore e etnografia. Após o cortejo é recriada a pisa das uvas, de participação livre, num lagar tradicional tudo envolto num ambiente de festa onde não faltam a animação musical e a gastronomia regionais.
Animação de rua
Na Placa Central para além da habitual atuação dos Grupos de Folclore, decorrerá um programa musical muito diversificado que inclui música ligeira, músicas do mundo, canto coral, jazz, música tradicional e música filarmónica.
Na Praça do Povo, será instalado o Madeira Wine lounge onde se recria  um ambiente mais cosmopolita e contemporâneo associado ao consumo do Vinho, através da realização de Jantares Temáticos que, se inspiram nos sabores e vinhos de cada concelho produtor. Também neste espaço decorrerão ambiente de animação musical diversa.