Presidente da Câmara de Santa Cruz convidou António Costa para a abertura do “Julgado de Paz” a 13 de setembro

Santa Cruz julgados de Paz AO serviço “Julgado de Paz” de Santa Cruz abre a 13 de setembro no Caniço, na Loja do Munícipe. Hoje, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz visitou as instalações e referiu o investimento inicial superior a 150 mil euros, e que custará ao Município cerca de 100 mil euros por ano.

Filipe Sousa anunciou, também, que já formalizou o convite ao primeiro ministro António Costa para estar presente na inauguração, o que “honraria muitos os santacruzenses”. O autarcamas que este serviço “é mais uma medida social de grande alcance, no sentido que permitirá o acesso à justiça e à mediação de conflitos”.

Neste momento, estão já em formação os técnicos que vão constituir o futuro Julgado de Paz, nomeadamente dois juristas e dois administrativos. A Juíza de Paz e os mediadores serão disponibilizados pelo Ministério da Justiça.

Numa nota do gabinete de comunicação da Autarquia, Filipe Sousa sublinhou a trajetória evolutiva do plano traçado para Santa Cruz pela equipa que lidera há já cinco anos, com uma matriz fortemente social. “Nesta área temos apoios que na sua globalidade atingem quase os quatro milhões de euros”.

Sobre a trajetória delineada, realçou que primeiro tratou-se de fazer a consolidação financeira e depois planear todo um investimento, que tem hoje uma margem superior aos 13 milhões de euros.

O autarca referiu que os Julgados de Paz são mais uma valência a funcionar na Loja do Munícipe, onde além de todos os serviços camarários está já instalada uma delegação da DECO. Acredita que foi criada ali uma nova centralidade e apenas lamenta que o Governo Regional não tenha aproveitado os espaços oferecidos para ali instalar alguns serviços regionalizados.