Pedro António Almada expõe na Casa da Luz a partir de hoje

Foto DR

Hoje, dia 31 de julho, será inaugurada na Casa da Luz a Exposição “Fragmentado”, de Pedro António Almada, a qual estará patente até ao dia 22 de agosto de 2019, de terça a sábado, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00, excluindo feriados.

A exposição é o resultado de uma seleção de vários trabalhos, desenvolvidos no período compreendido entre 2017, 2018 e 2019.

Trata-se de um conjunto de “pedaços” de um percurso realizado pelo autor, tendo como ponto de partida a ideia de algo fracionado, surgindo a congregação das obras expostas sob o nome “Fragmentado”.

O jovem artista pretende através dos vários fragmentos convocar o pensamento e o espírito crítico dos observadores, inspirando-os para a consciencialização da contemporaneidade.

As obras patentes são os resultado da utilização de múltiplas técnicas e materiais, com especial destaque para a técnica mista e tinta da China sobre papel.

Fragmentado encontra-se dividido em 4 coleções: “Elementos”, “És Espaço!”, “Visões” e “Daqui d`Acolá”.

Na zona de projeção do espaço expositivo, integrado na coleção “Visões”  é apresenta a curta metragem subordinada ao tema “Inside the Green”, a que será projetada ao longo do período expositivo.

A cerimónia inaugural, que decorre a partir das 18:30 do dia 31 de julho, conta com a participação multidisciplinar de Francisca Lira Gomes, que interpreta ao piano “Am Winterabend/ On Winter´s Eve de Alexander Gretchaninoff (1864-1956); Ângela Caires que interpreta ao acordeão  “Hungarian Dance N.º5” de Johannes Brahms (1883-1897); Tomé Barrios ao Saxofone “Cello Suite N.º1 de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e poesia declamada por Daniela Gomes “Calçada de Carriche” de António Gedeão a partir da obra exposta “Paula Rego à Minha Maneira”.

O autor desafia os visitantes da exposição a deixar as impressões fotográficas captadas na zona expositiva no hastag   #ExpoFragmentado.