Rui Barreto em caminhada com 160 militantes e simpatizantes do CDS alerta para desperdício de água

CDS caminhadaHá demasiado desperdício de água na Madeira – alertou este domingo o líder do CDS-PP Madeira, minutos antes de iniciar uma caminhada pela Levada dos Piornais, entre o Estádio do Marítimo e a zona do Arieiro, em São Martinho, na companhia de 160 militantes, simpatizantes e amigos.

A iniciativa foi organizada pela concelhia do Funchal, presidida por Gonçalo Pimenta, para assinalar um ano da liderança de Rui Barreto à frente do CDS. Momento para o líder agradecer ao “conjunto de militantes, simpatizantes e amigos, muitos da primeira hora e outros que se têm juntado a nós”, provando que “o CDS está a crescer”, conforme demonstra “esta mobilização e esta alegria”.

A escolha da Levada dos Piornais foi o mote para Rui Barreto apresentar à comunicação social as proposta do CDS para o clima, o ambiente e a sustentabilidade do planeta. “Tenho me batido muito pela preservação do ambiente, dos ecossistemas e da água”, precisou. “Nós temos demasiado desperdício de água. Temos de usá-la melhor. Os nossos recursos devem ser preservados. Reforçar a manutenção e a conservação dos canais de água. A nossa paisagem tem de ser humanizada. A agricultura dever ser apoiada”, sinalizou.

O trabalho do CDS neste domínio traduz-se na aprovação do Observatório da Paisagem pela Assembleia Legislativa da Madeira, na criação do Cartão Eco Funchal que dá descontos na conta da água aos munícipes com boas práticas ambientais, e que está dependente apenas da aprovação do regulamento pela Câmara do Funchal. “Pena que a Câmara não tenha feito o regulamento”, lamentou Rui Barreto. Também a rede de aproveitamento de água do Funchal, “onde foram investidos mais de 10 milhões de euros para a construção de reservatórios de água de rega” de jardins, explorações agrícolas e outros usos domésticos, mas, mais uma vez, “a Câmara ainda não fez as ligações às instalações e explorações”, criticou.

A criação de um regime específico para a agricultura em poios, com financiamento da União Europeia, é uma das novidades do programa de governo do CDS, proposta que o partido tem vindo a explicar aos agricultores desde as eleições europeias.

É um projecto com ganhos transversais: aumenta o rendimento dos agricultores, que “são os verdadeiros jardineiros da paisagem da Madeira”, regista Rui Barreto.