Investigadora Rita Castro, do Centro de Química da Madeira, premiada em simpósio internacional

A investigadora do Centro de Química da Madeira (CQM) e bolseira de pós-doutoramento da ARDITI (M1420-01-0145-FEDER-000005/ARDITI-CQM/2018/020-PDG, CQM+(Programa Madeira 14–20), Rita Castro, foi premiada pelo trabalho “DNA/PAMAM Dendrimer Films: a Highly Stable Platform for DNA – Intercalating Anticancer Drugs” no âmbito do 11.º Simpósio Internacional de Dendrímeros – IDS11 que decorreu no Hotel Savoy Palace entre os dias 14 e 18 de Julho, informa o CQM.

A investigação da jovem cientista do CQM foi reconhecida no mais importante evento mundial na área dos dendrímeros por uma comissão científica constituída por investigadores seniores de diferentes nacionalidades, a qual seleccionou os três melhores posters de um conjunto de 43 apresentados durante o evento que juntou mais de 120 investigadores de 23 nacionalidades.

O trabalho de Rita Castro, liderado por uma equipa do CQM e em colaboração com o i3S, apresentou a possibilidade de se utilizar um filme à base de DNA e dendrímeros para o tratamento do cancro. Através da abordagem proposta pela investigadora ao IDS11, será possível libertar fármacos anticancerígenos directamente em células tumorais, dessa forma reduzindo a citotoxicidade e os efeitos secundários associados às terapias convencionais, refere um comunicado de imprensa.

Além da investigadora do CQM, durante o 11.º Simpósio Internacional de Dendrímeros – IDS11, foram ainda premiados os trabalhos dos investigadores Nadezhda Knauer da Rússia e Yung Liao de Taiwan.