Governo à espera do Tribunal de Contas para avançar com a rotunda das Figueirinhas

rotunda figueirinhas BBrotunda das figueirinhas esboço

O Governo Regional está à espera do visto do Tribunal de Contas para avançar com as obras na rotunda das Figueirinhas, no Caniço, cujo início estava projetado para abril ou maio deste ano. Estamos em julho e um leitor do Funchal Notícias questionou sobre as razões que levaram a este impasse, agora explicado pela secretaria regional dos Equipamentos e Infraestruturas com o facto de ainda não ter sido dada “luz verde” pelo TC.

O visto do Tribunal de Contas refere-se à expropriação de parte do terreno onde irá decorrer a obra de construção da rotunda, pelo que os trabalhos propriamente ditos, sem esse visto, não podem começar.

A obra vai custar um milhão de euros e o objetivo prende-se com “o reordenamento da circulação do tráfego e melhorar a segurança rodoviária na zona das Figueirinhas, procedendo à reformulação dos dois entroncamentos ali existentes com a Estrada Regional 204, sendo um com a Estrada das Eiras e o outro com a Estrada João Gonçalves Zarco”.

A solução viária preconizada “é constituída pela criação de uma rotunda, com 30,80 metros de diâmetro exterior e uma faixa de rodagem com 8,40 metros de largura, acrescidos de 2,0 metros interiores galgáveis, para facilitar a circulação de veículos pesados e de maiores dimensões”.