Tranquada Gomes recebeu reitor e vice-reitor da Universidade da Madeira

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, recebeu hoje numa audiência o reitor da Universidade da Madeira (UMa), José Carmo, acompanhado pelo vice-reitor, Sílvio Moreira Fernandes.

Neste encontro, o Reitor apresentou ao presidente deste órgão legislativo as conclusões de um estudo desenvolvido pelas Universidades da Madeira e dos Açores para a determinação da compensação dos sobrecustos da insularidade e da ultraperiferia, que estas instituições do ensino superior têm direito a receber do Estado. Apresentou ainda as propostas defendidas pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para a promoção do ensino superior, que passam pelo reforço da acção social, pela melhoria do modelo de financiamento e das condições de qualificação dos docentes, refere uma nota à comunicação social.

O presidente da ALRAM enfatizou a importância de estar reconhecido, em sede de Orçamento do Estado, o direito das Universidades Madeira e dos Açores a uma compensação pelos sobrecustos que advêm do facto de estarem localizadas em regiões ultraperiféricas, e afirmou que o Parlamento Regional apoiará as iniciativas que visem a efectivação dessa compensação, que considerou plenamente justificada.

Por outro lado salientou o bom relacionamento institucional entre a ALRAM e a UMa e as iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre as duas entidades.