Terence Blanchard e o E-Collective deram excelente espectáculo em jeito de tributo a Art Blakey

Fotos: Rui Marote

O trompetista Terence Blanchard proporcionou um excelente espectáculo ontem à noite no Funchal Jazz, com condimentos especiais para os admiradores de Art Blakey, assumido como inspirador para esta sua apresentação com o E-Collective, com convidados especiais. Acompanhado por Jean Toussaint (saxofone tenor), Charles Altura (guitarra), Gerald Clayton (piano/teclados/Fender Rhodes), Tabari Blake (contrabaixo), David Ginyard Jr. (baixo eléctrico) e Jeff ‘Tain’ Watts (bateria), protagonizou uma actuação de grande nível, mostrando uma concatenação perfeita dos diversos membros da banda.

A interpretação beneficiou ainda mais com a engenharia de som, em nossa opinião bastante melhor e mais equilibrada ontem do que no dia anterior, quando Gregory Porter roçava o agressivo, ao atingir os mais altos registos.

Terence Blanchard, actualmente na ribalta por causa da banda sonora do impagável filme “BlackKklansman”, de Spike Lee, que lhe rendeu um Grammy e uma nomeação para um Oscar, mostrou toda a sua qualidade em palco, sem esforço e dando algumas pérolas à assistência, a última das quais foi “Moanin'” de Art Blakey, numa interpretação soberba, já com o público a querer debandar. Ainda bem que muitos não desejavam simplesmente ir embora, pois Terence Blanchard e o E-Collective tocaram a peça num “encore”. Todos os músicos eram óptimos: impressionou-nos especialmente, além do próprio Blanchard, o baterista e o saxofonista.