PSD acusa Câmara do Porto Moniz de estar “contra os agricultores e produtores de gado”

O PSD/Porto Moniz apresentou um voto de congratulação ao Governo Regional pelo investimento de 2,5 milhões de euros na Estação Zootécnica, que considera ser uma infraestrutura que beneficiará o sector agro-pecuário no concelho, e que permitirá aos produtores de gado terem acesso a reses a preços modestos e de qualidade”, conforme explicou o vereador social-democrata na Câmara Municipal do Porto Moniz, Dinarte Nunes.

O voto de congratulação incluiu a recuperação do Mercado Abastecedor da Santa com a aquisição de arcas frigoríficas, que irá melhorar as condições de armazenamento dos produtos agrícolas e consequentemente aumentar a rentabilidade das vendas dos agricultores do Porto Moniz, diz o PSD.

Porém, o executivo socialista daquela autarquia votou contra, chumbando o voto de congratulação apresentado pela vereação do PSD esta quinta-feira, em Reunião de Câmara. “Votar contra o investimento na Estação Zootécnica e no Mercado Abastecedor é votar contra todos os agricultores e contra todos os produtores de gado do Porto Moniz”, considerou o autarca social-democrata

Já o Governo Regional, sublinhou Dinarte Nunes, “durante esta legislatura tem tido um cuidado especial para com os agricultores do Porto Moniz, ao contrário desta Câmara que nada investe na agricultura, especialmente nas zonas altas do concelho.”

Exemplificando com a recuperação das arcas frigoríficas do Mercado da Santa e consequentes benefícios para os agricultores locais, o vereador lembrou que aquando os períodos de avarias dos equipamentos, o Governo Regional, através da Secretaria da Agricultura, tudo fez para proteger os agricultores.

“Os produtos eram convenientemente armazenados, mesmo que em outras zonas da ilha, sem que os agricultores tivessem de suportar os custos de transporte. De salientar que os agricultores afectados receberão as devidas indemnizações compensatórias por parte do Governo Regional”, disse.

Mas o investimento do Governo de Miguel Albuquerque no Porto Moniz vai mais além. Dinarte Nunes salientou a recuperação qualitativa do espaço que a partir de hoje acolhe a 64ª Edição da Feira do Gado, e que conta com cerca de 200 expositores, que beneficia quem expõe e quem visita o certame.

Dinarte Nunes enalteceu o trabalho realizado no perímetro agroflorestal, com a limpeza de 7Km de caminhos florestais no Concelho. Por outro lado, rematou, “temos a Autarquia do Porto Moniz que, apesar de ter caminhos agrícolas em estado de abandono, não consegue concluir nenhum, apesar do apoio do PRODERAM”, acusou.