Jornadas Técnicas sobre Produção de Banana dia 20 no auditório do Centro John Dos Passos

A Mesa da Banana da Associação de Agricultores da Madeira organiza as Jornadas Técnicas sobre Produção de Banana, no próximo dia 20, no Auditório John dos Passos, na vila da Ponta do Sol.

Esta iniciativa integra as actividades da Mostra da Banana 2019, que decorrerão na Madalena do Mar entre os dias 19 e 21, numa organização da Casa do Povo da Ponta do Sol.

Nas Jornadas Técnicas participam vários oradores madeirenses e das ilhas Canárias que vão abordar diversas questões relacionadas com a produção de banana, desde o desfilhamento de canhotas, fertilização, controlo de pragas, homologação de produtos fitofarmacêuticos, até às normas e exigências da qualidade e as ajudas comunitárias para a banana, refere uma informação à imprensa.

A sessão de abertura contará com uma intervenção do presidente da Mesa da Banana, João Lourenço, e do secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos. O programa das Jornadas contempla a intervenção de Jorge Dias, gestor da Gesba, que abordará a questão das ajudas comunitárias para a banana num momento em que decorrem negociações na União Europeia para o novo quadro de apoio 2021/27. Já Diana Corte falará sobre as normas e exigências da qualidade da banana e a garantia da segurança alimentar. Alexandra Azevedo dissertará sobre os produtos homologados para a cultura da banana na Madeira.

Das Canárias virão três técnicos que vão abordar diferentes temas.  António Alvarez fará uma apresentação sobre a selecção das canhotas, havendo uma sessão prática sobre esta temática na sexta-feira, pelas 16 horas, no Centro de Bananicultura no Lugar de Baixo. Elias Rojas vai abordar a fertilização das bananeiras, enquanto que o controlo de pragas como o gorgulho e os nemátodos, as mangas plásticas e a colheita e transporte para os armazéns será apresentado por José Oramas, director de qualidade da Coplaca.

Os produtores de banana que estejam interessados em participar nas Jornadas Técnicas poderão ainda fazer a sua inscrição na Associação de Agricultores da Madeira ou nos armazéns da Gesba, até ao final da próxima segunda-feira, informa-se.