Espectáculo de “dança oriental” dia 14 no Estreito de Câmara de Lobos

O espectáculo “Oriental Sahar” será exibido no dia 14 de Julho, pelas 17h30, no auditório Maestro João Victor Costa, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos. Trata-se de um projecto de Flávia Reis, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

“A peça em causa representa um pouco da arte do Médio Oriente, da Dança Oriental, com a sua diversidade de estilos, folclore, acessórios e adereços, complementada pela beleza, delicadeza e sensualidade que caracterizam a essência feminina”, reza uma nota de imprensa. “Existem controvérsias quanto à origem da Dança Oriental, porém os estudos realizados apontam o Antigo Egipto como o seu berço. Esta tinha como objectivo rituais religiosos e o preparo de mulheres para se tornarem mães. Esta dança, bem demarcada pelo ritmo dos instrumentos característicos da cultura destes povos, é conhecida pelos seus movimentos de ondulações, vibrações e rotações que envolvem o corpo como um todo, transportando-nos para um universo místico e cheio de magia”.

A ideia que subjaz a este evento é a divulgação desta arte através da apresentação do trabalho realizado ao longo deste ano lectivo pelo grupo de alunas, aos seus familiares, amigos e público em geral. Pretende-se igualmente cativar e sensibilizar o público madeirense para assistir e melhor entender este estilo de dança.

“Durante o espectáculo ocorrerão momentos em que as performers utilizarão véus de seda e as asas (que simbolizam a Deusa Isís), conferindo um ambiente de leveza e mistério que nos reportará ao imaginário daqueles tempos. No entanto o mais importante, é levar a perceber de que a dança, independentemente do seu tipo, origem ou cultura, só nós traz benefícios e alegria.  Nas diversas coreografias, participarão intérpretes femininos de diversas idades, (desde crianças a mães), mostrando que não a idade não é um factor impeditivo à dança e ao cuidar do corpo e alma”.

A entrada é de acesso livre, mediante a lotação máxima do auditório.