Associação de Esgrima promoveu acção de formação sobre a didáctica da modalidade

A Associação de Esgrima da RAM organizou uma acção de formação sobre “Didáctica da Esgrima“, em parceria com a Direcção de Serviços do Desporto Escolar e com o apoio da Secretaria Regional de Educação/Direcção Regional de Juventude e Desporto. A acção foi validada pelo IPDJ e decorreu na Sala de Esgrima do Funchal/Adelino Rodrigues, no horário das 9h30 às 17h.
Foi orientada pelo Mestre de Esgrima Nível III, Carlos Rodrigues e pela professora e treinadora de Esgrima Nível I, Sónia Pereira, contando com a participação efectiva de 19 formandos.
Estes participaram activamente em todo o decorrer da acção que teve como objectivo geral o desenvolvimento das metodologias de ensino da esgrima e dos gestos técnicos fundamentais da modalidade, abordando-os de forma lúdica e com materiais alternativos e disponíveis nas escolas, assim como a iniciação às acções tácticas mais simples. Os formandos tiverem também a oportunidade de vivenciar na prática a fase de grupos de uma competição de esgrima e aprender a fazer os registos da pontuação dos quadros competitivos para conseguirem organizar jogos inter-turmas ou interescolas, assim como conhecer a estrutura básica de uma competição para conseguirem organizar pequenos torneios intra e inter-escolas.
“Pensamos que com esta formação os professores ficam com ferramentas suficientes para orientar pelo menos 3 aulas de esgrima por ano lectivo sem quaisquer condicionantes”, refere a AERAM.
A iniciativa de organizar esta acção surgiu no âmbito da cedência de kits de iniciação da modalidade da esgrima à Direcção de Serviços do Desporto Escolar, numa primeira instância para os professores de Expressão Físico Motora do 1º Ciclo poderem utilizarem nas suas aulas, o que cria a necessidade de dar formação aos mesmos, para que o ensino da modalidade seja o mais seguro e correcto.
Uma vez que houve 65 interessados nesta acção, mas foi impossível responder a um número tão elevado, a AERAM certamente organizará no futuro mais formações com o mesmo tema para dar oportunidade a outros conhecer mais sobre o ensino da modalidade, refere uma nota de imprensa.