Empresa madeirense exporta 5 mil toneladas de espada e atum por ano

Calado Visita_VidinhaO vice presidente do Governo Regional visitou hoje as instalações do grupo Vidinha, na Zona Franca Industrial do Caniçal, no âmbito da iniciativa que tem vindo a promover denominada “Empresas com Proximidade”. A empresa exporta, por ano, 3.500 toneladas de atum e outras 1.500 toneladas de peixe espada-preto”.

Pedro Calado deu conta do trabalho que esta empresa madeirense, de pescado, desenvolve, tanto na Região como no continente e nos Açores, referindo o facto de a mesma ter uma presença efetiva nas 29 lotas que existem no País, sendo responsável por 70% da exportação a nível nacional, quer do peixe espada preto, quer de atum. É um empresa que aproveita bem a sua localização no Caniçal, na Zona Franca e está em expansão”.

Calado referiu, ainda, que se trata de uma empresa que “está a aproveitar também aquilo que o Governo Regional tem feito de investimento no que diz respeito ao transporte aéreo de mercadorias” aproveitando o avião cargueiro para exportar peixe”.

Ainda em matéria de exportação, o vice-presidente do Governo Regional disse que “esta está, neste momento, a ser feita para mercados internacionais, como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha. É, portanto, uma atividade que está em franco crescimento e que aproveita, em muito, aqueles que são as nossas condições naturais e intrínsecas de uma ilha como a Madeira”.

Por isso, sintetizou o governante, “estamos muito satisfeitos com este exemplo. É uma empresa que está também, agora, a estudar o aproveitamento de fundos comunitários, sobretudo no que diz respeito ao aproveitamento energia fotovoltaica. Já está a ponderar novos investimentos nessa área. É, pois, uma indústria que está em franca expansão e que nos deixa muito orgulhosos”.