“Ferry” já chegou e prepara a primeira das doze viagens entre Funchal e Portimão

Armas
Já chegou o “ferry” que fará 12 viagens entre o Funchal e Portimão durante o verão. A primeira saída é hoje. Foto Rui Marote

Aquela que é a operação “possível” do “ferry” de ligação entre a Madeira e o Continente, como classificou o vice presidente do Governo Regional, Pedro Calado, começa às 10.30 horas de hoje e o navio do Armas, operado pela Empresa de Navegação Madeirense, já chegou há pouco ao Porto do Funchal proveniente de Canárias.

O Volcán de Timanfaya chegou cerca das 8.45 horas e começa a operar, neste período de verão, entre Funchal e Portimão. São doze viagens contratualizadas por 3 milhões de euros, verba assegurada pelo Governo Regional até que seja encontrada, através de mecanismos em articulação com o Governo da República, a possibilidade de haver ou não “ferry” todo o ano, como defendem Governo e oposição.

O vice presidente do Governo de Albuquerque já veio afirmar que esta é “a operação possível”, correspondendo “a um compromisso assumido e cumprido pelo Governo Regional, sendo que ao mesmo tempo corresponde a uma alternativa “à falta de cumprimento por parte do Governo da República”. Uma situação que certamente ficará para o próximo Governo resolver, em consequência das eleições regionais de 22 de setembro.

A chegada do “ferry”, hoje, registou um pormenor curioso, a manobra do draga “Baixio”, que se encontra a operar no porto do Funchal, e que começou a atividade muito cedo mas teve de interromper e regressar ao ponto de acostagem para permitir as manobras do navio do Armas, cuja chegada já estava previamente definida para esta manhã.