Cláudia Monteiro de Aguiar fica com o Turismo, Transportes e Pescas

claudia monteiro de aguiarA eurodeputada social democrata Cláudia Monteiro de Aguiar foi escolhida para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na passada legislatura no Parlamento Europeu, com apenas uma diferença, passa a ser membro efectivo de duas Comissões Parlamentares, Transportes e Turismo e Pescas e Assuntos Marítimos. As delegações de que fará parte ainda não foram atribuídas, mas a Deputada espera continuar a fazer parte de delegações que representem a diáspora madeirense em países como a Venezuela e África do Sul.

Na Comissão dos Transportes e Turismo a Deputada dará especial atenção “aos desafios que os vários modos de transporte enfrentam e o impacto deste sector para Portugal, enquanto país periférico, com um olhar especial para as Regiões ultraperiféricas. No Turismo, darei continuidade à proposta aprovada pelo Parlamento Europeu de criação de um fundo europeu para o Turismo, com enfoque na digitalização e destinos inteligentes, formação e e-skills e adaptação às alterações climáticas”.

Na segunda Comissão que também é titular, Pescas e Assuntos Marítimos, Cláudia Monteiro de Aguiar pretende levar a cabo “ a criação do Centro Europeu de Poluição marinha para a acabar com a ideia que o mar é um reservatório global de lixo e consciencializar a Europa da importância de ter uma visão para os Oceanos e Mares de 360º, aliando as actividades tradicionais ao potencial das novas. Simultaneamente, a deputada do PSD Madeira vai continuar “ a sensibilizar a Europa para uma pesca sustentável e segura mas que tenha em conta pescarias tradicionais da Madeira e a necessidade de repor a autonomização do POSEI Pescas”.

Este novo Parlamento tem deputados eleitos por 190 partidos dos 28 Estados-Membros e elegeu 21 eurodeputados portugueses. A composição do plenário ainda pode sofrer alterações ao longo de todo o mandato, a maior das quais ocorrerá quando o Reino Unido sair da União Europeia, o que determinará a redução de 751 para 705 deputados.

As comissões irão reunir-se pela primeira vez na semana de 8 a 11 de julho, em Bruxelas, para eleger os respetivos presidentes e vice-presidentes.