A “garagem do vizinho”

Garagem fernão ornelasEstepilha, os comerciantes e os inúmeros transeuntes que diariamente passam pela Rua Dr. Fernão de Ornelas, artéria emblemática do Funchal, que recentemente fechou ao tráfego automóvel e passou a percurso exclusivamente pedonal (só carga e descarga a determinados períodos do dia), interrogam-se sobre aquilo que para muitos se assemelha a uma porta de garagem onde antes era um café e fechou para obras.

Para já, só se vê a porta instalada, lançando algumas dúvidas sobre a estética global da rua, se a opção deve ou não estar integrada naquela que é a fachada do restante comércio, sobretudo tratando-se de uma rua de topo na cidade. Opções são opções e há que respeitar o gosto de cada um, mas foram várias as observações feitas ao FN no sentido de saber até que ponto não há uma suposta indicação sobre este tipo de alterações nos estabelecimentos, sendo no entanto de realçar as obras entretanto levadas a efeito naquele espaço, para melhoria da qualidade do espaço e do serviço, acompanhando o novo figurino da área envolvente, onde já abriram algumas novas lojas.

O Estepilha tem o dever de alertar e de fazer eco de algumas observações feitas pelos cidadãos. Um deles, com ironia à mistura e com Quim Barreiros na mente, lá dizia que os comerciantes estão preocupados com a “garagem do vizinho”. Na brincadeira, claro. Mas a brincar dizem-se verdades…