ETAR da Tabua alvo de intervenção ainda este mês de julho

Susana Prada Tabua aniversárioA ETAR da Tabua será alvo, ainda este mês, de uma intervenção. Aquela Estação de Tratamentos de Águas Residuais irá receber um novo exutor submarino, que permitirá a descarga das águas residuais a uma distância de 130 metros da costa. A garantia foi deixada por Susana Prada na intervenção que fez durante as comemorações do dia daquela freguesia da Ribeira Brava.

segundo uma nota da secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada assegurou, ainda, que !serão realizadas melhorias no sistema de desodorização da infraestrutura, “por forma a ultrapassar os constrangimentos com os odores exalados”. Um anúncio que foi recebido com satisfação pelos autarcas do concelho e pela população presente naquela cerimónia oficial”.

Em dia de aniversário, Susana Prada relembrou os investimentos do governo regional na Tabua, nomeadamente na reabilitação do Centro de Atividades Ocupacionais, e adiantou que a 2º fase da regularização e canalização da Ribeira, muito reivindicada pela população local, “está já em fase de concurso, prevendo-se que os trabalhos vão para o terreno durante o último trimestre deste ano”.

No que diz respeito ao saneamento básico e abastecimento de água potável, ficou ainda a garantia do investimento nos sistemas dos reservatórios dos Zimbreiros e da Apresentação, “que já começaram a ser reabilitados e equipados com instrumentos de medição de controlo de níveis e caudais”, e, para setembro, estão também previstas ligações dos sistemas de águas residuais da estrada do Pico Ferreiro, Vereda da Portela e Caminho Maçapez, à ETAR.

No regadio, Susana Prada relembrou que está em curso a beneficiação da Levada do Monte Medonho, no valor de 2,3 milhões de euros, “que beneficiará cerca de 645 regantes, muitos dos quais da freguesia da Tabua”.