UMa acolhe seminário sobre os projectos europeus REMix e MEDHUB

Amanhã, dia 3 de Julho, a partir das 9 horas, o auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, ao Colégio dos Jesuítas, albergará a apresentação dos projectos europeus REMix, no qual a Universidade da Madeira é parceira, e MEDHUB. Os principais objectivos dos dois projectos são explicar, discutir e desenvolver o envolvimento da UE na região euro mediterrânica, por um lado, e gerar interesse nas actividades da UE por parte dos estudantes, por outro. O MED-HUB pretende reforçar a ligação entre o meio académico e os decisores políticos, do Norte (UE) e do Sul do Mediterrâneo, e envolve os jovens estudantes na identificação e abordagem das questões mais actuais de relevância social e política.

O foco específico deste seminário está baseado nos seguintes dados: a migração de países não europeus do Mediterrâneo para a Europa é um fenómeno social generalizado que continuará devido a razões económicas, geopolíticas, ecológicas e outras. Além disso, de acordo com o ACNUR, o acesso à qualidade acreditada do ensino superior para refugiados, mas também outros migrantes, representa uma prioridade em termos de protecção e pleno desenvolvimento, e ainda é muito problemático, muito mais do que a inclusão no ensino primário e secundário, já que apenas 1% dos refugiados em todo o mundo tem acesso à Universidade, enquanto a percentagem é de 36% para os não-refugiados.

O retorno dos investimentos na educação de jovens refugiados e migrantes tem aspectos importantes: em todos os campos de estudos, alimenta gerações futuras de indivíduos altamente qualificados que não são apenas potenciais profissionais de sucesso, mas que também se empenharão para fazer a diferença nas diferentes comunidades, refere nota da UMa.

No seminário, as contribuições de académicos e investigadores de diferentes países, da Islândia à Eslovénia, concentrar-se-ão na apresentação e análise de diferentes estratégias em diferentes estados com o objectivo de facilitar o acesso, a plena realização e o sucesso académico, bem como reduzir a evasão de refugiados e estudantes migrantes desfavorecidos.

No dia 4, terá lugar, também no Colégio dos Jesuítas, a reunião do projecto REMix – “A universidade como defensora de uma educação responsável sobre a migração na Europa”, a realizar de Outubro de 2018 a Setembro de 2020.