CDU realizou ontem festa-comício: “Os trabalhadores e o povo (…) precisam de ter uma voz que os defenda”

A CDU realizou ontem, Dia da Região, uma festa-comício no Funchal, subordinada à temática “Autonomia ao serviço dos trabalhadores e do povo”. O evento registou cerca de 300 participantes. Houve intervenções políticas de Herlanda Amado, cabeça de lista da CDU nas eleições para a Assembleia da República e de Edgar Silva, coordenador regional e candidato da CDU nas próximas eleições regionais.

Herlanda Amado referiu que as próximas eleições não são para eleger um qualquer presidente do governo regional ou primeiro-ministro, como falsamente alguns insistem para desvirtuar a natureza das eleições e para levar ao engano muitos eleitores”. Para esta responsável partidária, “os trabalhadores e o povo da Região precisam de ter uma voz que os defenda, que dê expressão às suas aspirações e direitos, que não se limite a arrecadar votos para depois rapidamente esquecer a Região e os seus compromissos para com quem vive e trabalha”.

Por seu turno, Edgar Silva considerou que “a Autonomia não se conquistou para que sejamos tratados como cidadãos de segunda categoria em relação a quem vive no resto do País. A Autonomia perde o sentido quando é um factor de diminuição de direitos, como agora está a acontecer. Quem vive na Madeira e no Porto Santo tem custos acrescidos no acesso a muitos bens e serviços, e tem salários e pensões de valor inferior. Os mais baixos salários são os auferidos nesta Região. As mais baixas pensões são as de quem vive nesta Região. E enquanto quem vive no resto do País tem os manuais escolares gratuitos, tem acesso aos museus gratuitamente, aos domingos e feriados, está isento de taxas moderadoras na saúde, tem um sistema de transportes muito mais vantajoso, tem apoios sociais escolares mais alargados, tem apoios à habitação muito mais reforçados, etc. etc…, quem vive nestas ilhas tem menos direitos, roubados em nome de uma certa “autonomia””.