Albuquerque entrega apoios e traça objetivo para 2020, baixar a taxa de IRC para as PME

Albuquerque IDE 2 de julho 2019 B“A Madeira está há seis anos consecutivos de saldos orçamentais positivos. A Madeira é a única região do País que está a fazer uma verdadeira consolidação das contas públicas. Isto significa que a redução da dívida é essencial para libertar recursos para as famílias e para as empresas, quem não percebe isto não percebe nada”.

Esta revelação é do presidente do Governo, proferida hoje no âmbito da entrega de apoios do IDE, a 83 projetos no valor de 2,1 milhões de euros. Um momento para Miguel Albuquerque garantir que a Região está no caminho certo e traçar uma meta para o próximo ano, reduzir de 13 para 12 por cento p IRC para as pequenas e médias empresas”.

Albuquerque consiferou que “a redução de dívida permitiu libertar recursos para a dinamização da economia. E ainda agora, recebemos uma boa notícia do Banco de Portugal, sobre a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto. A nível nacional, não há maneira da dívida descer, o País não cresce há 20 anos, está a marcar passo. Precisamente pela elevada dívida. Mas em contrapartida, pela primeira vez, desde há muitos anos, a dívida pública da Madeira está em 99,7% em percentagem do PIB. Conseguimos baixar dos 100%, enquanto no todo nacional está em 125%”.

O chefe do Executivo lembra que a Madeira está a crescer há 70 meses e sublinha que “isso permitiu baixar o desemprego para 7%, levando em  linha de conta a inscrição de nossos conterrâneos que regressaram da Venezuela. Mas mesmo assim baixámos”. Números positivos também para a criação de empresas, o que dá uma perpetiva “de confiança na Madeira”.