CDU reuniu com o SPM e defende que é preciso travar a fusão de escolas

A CDU/Madeira reuniu-se hoje com a direcção do Sindicato dos Professores da Madeira, com o objectivo de analisar compromissos no domínio da educação.

No final da reunião, o coordenador regional Edgar Silva apresentou os compromissos da candidatura da CDU às próximas eleições regionais valorizando a democratização da educação no quadro dos direitos constitucionais que deveriam ser assegurados a todos os madeirenses e portossantenses em condições de proximidade e de qualidade.

A este propósito, considerou que “a fusão de escolas precisa de ser travada. Pretendem o Governo Regional e o PSD, não só encerrar escolas do primeiro ciclo, mas agora, numa outra fase, fechar escolas do segundo e do terceiro ciclos. É essa ofensiva que é urgente combater, pois aquela é uma orientação que agravará ainda mais a morte social das periferias urbanas e do mundo rural e corresponderá a um intensificar do alargamento das assimetrias territoriais e sociais na Região”.

A CDU apontou como objectivo e prioridade estratégica a defesa do acesso à educação em condições de proximidade. Para tal, disse Edgar Silva, “é necessário tudo fazer para impedir o fecho e a concentração de serviços e estruturas da educação, deixando freguesias e concelhos sem as suas escolas de proximidade”.