Empresa madeirense Dobsware desenvolve APP de campismo para a Alemanha

A GCPals é uma app criada para os apaixonados de campismo, que partilhem o espírito de aventura, natureza, retiro e liberdade. Segundo David Olim, CEO da Dobsware, esta app “permite que o utilizador localize e assinale o lugar de campismo no mapa, inclua fotografias, atribua um nome e adicione critérios e especificações do espaço”. O utilizador pode ainda adicionar descrições, incluir informações gerais sobre o espaço e alertar para possíveis cuidados a ter.

O presidente e fundador da GCPals, Marcel Rümenapf, diz que a app é inspirada pelo Mundo, desenhada em Berlim e programada no Funchal. A sua paixão pelo campismo e pela natureza é o que lhe fez criar este projeto. “Adoro arrumar a minha mochila, caminhar pela natureza e montar a tenda no meio no nada, por baixo de um céu completamente estrelado”, refere o fundador. O problema passa por encontrar estes lugares. Rümenapf vive no centro de Berlim e acampar é “sinonimo de viagem”. A procura dos espaços passa, normalmente, por um motor de busca, que está “cheio de campos de campismo, que normalmente oferecem muito e também cobram muito”, justifica o fundador.

O ideal é receber os conselhos e sugestões das pessoas que partilham do mesmo mindset. Esta app oferece assim a oportunidade de encontrar sugestões reais de campos e lugares de campismo, não só na Alemanha, mas em todo o Mundo. “Eu pretendo reunir sugestões de Global Camping Pals: GCPals”, explica o fundador alemão.

Em 2014, Rümenapf decidiu criar uma app de campismo. Ao fim de alguns anos de pesquisa e planeamento, necessitavam do parceiro certo para concretizar a app: “precisávamos de alguém que fosse confiável, que não tirassem vantagens da nossa situação. Era necessário que estivessem dispostos a serem consultores e nos educassem relativamente à experiência do utilizador, estado do design e que nos facultassem inputs exatos do que devíamos de resolver”, relembra Rümenapf.

Este parceiro foi encontrado na Madeira, na empresa Dobsware.  Tal como refere David Olim, “foi um processo árduo de parceria, mas completamente aliciante”. É mais uma prova de “projeção de produtos escaláveis para o mundo, produzidos a partir da Madeira”,  menciona o responsável desta empresa incubada na Startup Madeira.

David Olim destaca ainda que os utilizadores podem procurar os espaços de campismo através do recurso a filtros, por nomes, utilizadores, países, critérios, e demais detalhes. Sendo a Madeira um destino por referência de natureza, os utilizadores podem também incluir sugestões regionais nesta app.

A GCPals está disponível na App Store e Google Play a partir de ontem, dia 24 de junho.