Marcha vencedora em Santo António vai animar o São João em São Martinho

Sâo Martinho Bela Vista marcha
Bela Vista vai a São Martinho.

O Grupo Amigos da Linda Vista, o grande vencedor das marchas de Santo António deste ano, é uma das presenças garantidas nas Marchas de São João que vão decorrer este sábado, depois das 20:30 horas, em São Martinho. Uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia que, desta forma, procura manter viva esta tradição popular.

A organização revela, numa nota hoje emtida, que haverá a presença dos Ginásios da Câmara Municipal do Funchal, da Associação Shotokan Kokusai Karaté de Santo António, da Associação Olho.te e das Casas do Povo de São Martinho e Monte, num total de 330 marchantes que prometem animar a artéria que liga o Ginásio de São Martinho ao Adro da Igreja.

As Marchas de São João, na freguesia de São Martinho, “são consideradas das mais antigas marchas realizadas na Madeira. Um evento que durante largos anos não constou do calendário de actividades tendo sido recuperado recentemente por esta Junta de Freguesia”.

Na tarde de Domingo, decorrerá a tradicional visita aos fontanários de Sâo João. Uma iniciativa da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de São Martinho, com o apoio da Junta de Freguesia e que percorrerá seis dos fontanários de São Martinho. Por tradição, nesta altura, os fontanários surgem ornamentados a preceito pelos populares. As fontes que participam nesta edição são: Nazaré (junto à Capela), Amparo (jardim do Amparo), Vitória (junto ao Restaurante Francesinha) Santa Rita (junto ao Super Quebradas) e Ajuda (nos Jardins da Ajuda).

A nota da junta de freguesia lembra, ainda, que “ao longo do fim-de-semana, na Igreja Paroquial de São Martinho decorrerá a Festa em honra do Santíssimo Sacramento e a Festa de São João. No sábado, dia 22, haverá Missa às 19 horas, estando a animação musical a cargo de Octávio Freitas. No domingo, pelas 18 horas, terá lugar a Missa e Procissão do Santíssimo Sacramento. Ruben Aguiar é o artista convidado para a animar a noite. No dia 24, segunda-feira, terá lugar a Festa de São João, com Missa pelas 20 horas seguida de Procissão.