CDU critica “ácaros da Região” nos portos

A CDU levou hoje a cabo uma iniciativa política sobre os portos da Região, como exemplos da iniciativa crítica “ácaros da Região”, junto à APRAM – Administração de Portos da RAM.

Os portos da Região Autónoma da Madeira estão na origem de problemas estruturais e desvantagens competitivas para a economia regional, agravando também os custos de vida da população, afirma a CDU. “Nos portos e nos transportes marítimos o Governo Regional não foi capaz de impor um serviço público e justas obrigações de serviço público”.

O coordenador regional Edgar Silva declarou que os portos da Região “perderam todas as oportunidades para se afirmar como grandes portos insulares. Ao longo dos tempos, a Região foi cedendo terreno aos portos das ilhas Canárias, que o ultrapassam em competitividade, atractividade, investimento, modernidade e preços. Os portos de mercadorias são dos mais caros do mundo. Não dispomos de portos e transportes marítimos competitivos e baratos. Desde 1991, a operação portuária está nas mãos da “formiga branca” da Região, da OPM, com ligações políticas ao PSD e ao PS”, acusou.

A APRAM (responsável pelos portos) não é detentora dos equipamentos do Porto (carga e descarga no Caniçal), da OPM – empresa que tem a concessão da operação portuária, queixa-se a CDU.