Marcelo vai analisar a coincidência entre o dia de eleições regionais e o dia de início da campanha para as nacionais

Marcelo
O Presidente da República tem um problema para resolver em matéria de coincidência na data das eleições regionais e no dia de início da campanha para as nacionais.

O primeiro dia de campanha para as eleições nacionais é o mesmo dia de votação para as eleições regionais, 22 de setemebro. Ninguém viu isso antes e o problema foi levantado durante a reunião da Comissão Nacional de Eleições com os jornalistas, no Funchal.

Hoje, o Presidente da República, Marcelo Rebelo da Sousa, prometeu analisar o problema e lembrou que ainda não convocou nem as “Regionais” nem “Nacionais”, apesar de já ter anunciado as datas de 22 de setembro e 6 de outubro.
Marcelo Rebelo de Sousa reconhece que se trata de um “problema” de “difícil” resolução. Ainda não convoquei nenhuma das eleições. Vou ver esse problema”.

A verdade é que as datas foram anunciadas mas a oficialização só acontece quando o Presidente da República procede à marcação formal, havendo várias “janelas” de possibilidades que poderão ter como resultado alguma alteração que vise contornar este problema, designadamente a eventualidade da data das nacionais ser adiantada uma semana.