Funchal com seis bandeiras azuis deu início à época balnear

poca balnear A 2019A Bandeira Azul foi hoje hasteada no Lido. Começou, também, a época balnear, com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal.

Miguel Silva Gouveia, juntamente com a vice-presidente Idalina Perestrelo e o administrador da Frente MarFunchal, Nelson Abreu, hastearam, esta manhã, a Bandeira Azul no Complexo Balnear do Lido, bem como a Bandeira de Praia Acessível, numa cerimónia que inaugurou, de forma simbólica, a época balnear deste ano no Funchal.

Miguel Silva Gouveia salientou, na ocasião, que “o Funchal tem em 2019 seis praias distinguidas com Bandeira Azul, quatro delas a cargo do Município, nomeadamente os Complexos Balneares da Barreirinha, Lido, Ponta Gorda e ainda a Praia Formosa. Somos o Município da Região com mais bandeiras azuis, um reflexo do trabalho incansável dos técnicos da Frente MarFunchal, não só na limpeza e recuperação dos complexos, mas também nas ações de sensibilização para as boas práticas ambientais, através dos nossos três Centros Azuis.”

“Esta manhã foi ainda hasteada a Bandeira de Praia Acessível, que atribui ao Lido esse caráter inclusivo, com acesso adequado a pessoas com mobilidade reduzida, à luz do que verificamos noutras praias, nomeadamente na Ponta Gorda e na Barreirinha. O Funchal tem vindo a destacar-se com reconhecimento nacional e até europeu na área da acessibilidade, o que é para nós um motivo de honra, mas também uma responsabilidade, pois pretendemos continuar a investir nesta área.”

O autarca sublinhou, por fim, o investimento de cerca de 150 mil euros na preparação para a Época Balnear deste ano, vertido na “recuperação de um dos solários na Doca do Cavacas, na requalificação do pavimento do Lido, e ainda na regularização do calhau da Praia Formosa, estando para breve a reabertura do túnel entre as Poças dos Gomes e a Praia Formosa, após a recuperação de todo o passadiço. Finalmente, outra das novidades deste ano é a recuperação do elevador da Barreirinha, que não funcionava há mais de uma década.”