Rum da Madeira “mostra-se” na Assembleia da República, mais de 500 mil litros engarrafados em 2018

AR RUMO Rum da Madeira foi dar-se a conhecer no antigo edifício da Assembleia da República, numa iniciativa que partiu dos depitados do PSD no Parlamento Nacional e que contou com a presença do secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.

Na intervenção, o governante disse que não é possível ficar indiferente ao trabalho realizado igualmente pelo Governo Regional, referindo que há cerca de 4 anos “o escoamento da cana-de-açúcar era uma preocupação” e a situação que hoje está “ultrapassada”.

Dirigindo-se depois aos deputados da Madeira, o secretário com a tutela da Agricultura realçou o empenho ao nível parlamentar na defesa dos produtos da Região. “Certamente que a história relembrará todo o trabalho que foi feito nesta casa, muitas vezes com insistência, na defesa dos nossos produtos e dos agricultores, onde o rum é um exemplo claro disso, sublinhou Humberto Vasconcelos que também recordou todo o trabalho que foi feito pelos deputados madeirenses em prol do mel-de-cana e que culminou na redução do IVA. “De certeza que vamos sentir os reflexos dessa medida” concluiu o governante que nesta deslocação esteve acompanhado pelo Diretor Regional de Agricultura, Paulo Santos.

Em 2018 foram processados 10 750 699,50 Kg de cana-de-açúcar pelos engenhos da Região, produção que deverá se manter semelhante este ano. Ao nível do Rum, ainda em 2018 foram engarrafados 518 062,10 litros a que correspondeu um valor de 2 527 317,82 euros.