Alunos da Escola da Ponta do Sol apresentam “Exercício-Espetáculo de Teatro” a 7 de junho

Ponta do Sol_Exercício Final da disciplina de TeatroQuarenta e seis alunos da disciplina de Teatro, do 8.º ano da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, apresentam um Exercício-Espetáculo de Teatro no auditório do Centro Cultural John dos Passos, no próximo dia 7 de junho, sexta-feira, pelas 20h00.

Este evento de Educação Artística, com direção artística e pedagógica da responsabilidade do professor Zé Abreu está aberto a toda a comunidade e terá entrada gratuita. Haverá ainda a participação de alunos do Clube de Cordofones, dirigidos pelo professor Duarte Inácio, que em parceria com os alunos de Teatro, vão apresentar a lengalenga “A velha da Cacalhada” e um apontamento de percussão com malabarismo.

Numa nota enviada à comunicação social, refere-se que “é de realçar que os trabalhos teatrais levados à cena foram escritos ou adaptados no âmbito da disciplina, num processo de Escrita Dramática Criativa. A abertura do espetáculo será feita pelos alunos do 8.º F com a apresentação do sketch “O Telejornal”, onde se anuncia de uma forma descontraída várias informações de interesse geral”.

“Seguem-se os trabalhos de palco com os alunos do 8.º C com a comédia “Escola de moda”, que não é mais do que um quadro hilariante entre um estilista, a sua assistente e um grupo estudantes pretendentes a entrar no mudo da moda, após terminarem a escolaridade obrigatória”.

A mesma nota aponta que haverá, ainda, “uma performance do 8.º B, intitulada “Quem tudo quer tudo perde”, que aborda de uma forma alegre e consciente várias situações sobre o consumo desenfreado feito pela sociedade atual. Já os alunos do 8.º A, vão apresentar a peça “A que horas passa o autocarro?”, que é uma pequena comédia sobre o atraso constante do transporte público numa zona rural, que perturba a normalidade da vida das pessoas e assim o condutor é motivo das maiores críticas e peripécias”.

Haverá ainda a participação de alunos do Clube de Cordofones, dirigidos pelo professor Duarte Inácio, que em parceria com os alunos de Teatro do 8.º E, vão apresentar a lengalenga “Velha da Cacalhada”, uma narrativa de cariz popular.

Haverá ainda tempo para um momento de teatro de animação através de um apontamento de percussão e malabarismo com bandeiras, pratos chineses, lenços, diábolo e devil stick, apresentado pelos alunos do 8.º E e do Clube de Cordofones.

A finalizar este exercício de Educação Artística através do Teatro e aliando-se às comemorações dos 600 anos da descoberta e povoamento da Madeira, haverá uma pertinente interpretação de poemas originais, escritos por professores e alunos.

As artes na educação e nomeadamente o Teatro, contribuem para a formação integral do aluno, permitindo o desenvolvimento de todas as suas potencialidades que consideradas do ponto de vista físico, intelectual, moral e artístico, o preparam para uma intervenção ativa e consciente na sociedade.

A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, atualmente, é a única escola da Região Autónoma da Madeira a oferecer o Teatro como Disciplina de Educação Artística, aos alunos do sétimo e oitavo anos do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Há catorze anos que os alunos desta escola apresentam semestralmente, à comunidade, o seu exercício prático de educação artística, pois todos acreditam que as artes na educação, – como o Teatro e a Música, incluídas no currículo -, têm um papel fundamental na formação pessoal, artística e cultural dos alunos.