Torneio militar de Paraquedismo na Praça do Povo “estreia” salto na Região

Paraquedismo torneio militar B 1 de junhoParaquedismo torneio militar 1 de junhoParaquedismo 1 de junho 2019 CParaquedismo 1 de junho 2019 B

Paraquedismo ciranças
Foi dia de Batismo de voo.

O primeiro Torneio Militar de Paraquedismo, que contou com 10 Paraquedistas, que competiram na modalidade de precisão de aterragem, teve lugar hoje, 1 de junho, na Praça do Povo.

Este evento, para além de uma competição desportiva, “foi também uma festa realizada em cooperação com a Secretaria Regional da Educação e abrilhantada durante o período que decorreu entre saltos em paraquedas, por grupos de dança e ginástica rítmica de diversas escolas no âmbito do desporto escolar. Contou também com a atuação da Banda Militar da Madeira”, revela uma nota sobre o acontecimento.

A competição foi efetuada em três sessões de lançamento de Paraquedistas que decorreram às 10h00, 12h00 e 15H00. Os resultados finais expressaram a seguinte classificação: em 1º lugar o SAJ PQ Jorge Farfalha com um total acumulado de 10 centímetros; em 2º lugar o SAJ PQ Vítor Correia com um total acumulado de 11 centímetros e em 3º lugar o SAJ PQ Paulo Lima com um total acumulado de 11 centímetros. A Classificação foi registada e homologada pela Federação Portuguesa de Paraquedismo.

Estiveram presentes na entrega de prémios, o Representante da Republica para a Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Barreto, o secretário Regional da Educação Jorge Carvalho, e o Comandante do Comando Operacional e da Zona Militar da Madeira Major-General Carlos Perestrelo.

No final da competição assistiu-se pela primeira vez no Funchal, a um Salto TANDEM, em que um Paraquedista piloto de um paraquedas especial conduziu e aterrou em segurança um outro elemento não qualificado em paraquedismo militar.

Cerca de 30 alunos 13 professores das escolas dos dez Concelhos da Região Autónoma da Madeira executaram, entre as 10h30 e as 11h30, batismos de voo em aeronave militar C295 da Esquadra 502 da Base Aérea Nº 6 (no montijo) da Força Aérea Portuguesa, tendo a oportunidade de observar lá do alto a magnifica ilha da Madeira e nomeadamente o Funchal.