UMAR Madeira promoveu I Seminário ART’THEMIS, a favor da igualdade de género

O I Seminário ART’THEMIS+ UMAR Madeira “Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género” realizou-se hoje no auditório do Museu da Electricidade da Madeira, não sendo aberto ao público “para protecção da imagem dos/as menores”. No mesmo os participantes apresentaram produtos artísticos, desenvolvidos ao longo do ano lectivo, incluindo dança, canto, elaboração de cartazes e textos, teatro, encenação e criação de vídeos. Foram abordados nos trabalhos os direitos humanos, a violência no namoro, os vários tipos de violência (física, psicológica e sexual), a lesbofobia e homofobia, o racismo, a violência entre pares, o cyberbullying e o aliciamento ao consumo de drogas.

O ART’THEMIS+ é um dos vários projectos que a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) tem vindo a desenvolver no âmbito da defesa dos direitos humanos, em específico dos direitos das mulheres, e na promoção da igualdade de género, destacando-se pelo seu carácter de intervenção, na prevenção primária da violência de género.

Trata-se de um projecto subvencionado que se está a desenvolver com a parceria da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, que visa alertar e consciencializar para as causas e consequências da violência de género e doméstica.

“Pretende a promoção de valores de incentivo à cidadania, à participação equitativa nas mais diversas esferas da vida pública e privada, e a emancipação através da conscientização das formas pelas quais a desigualdade de género se processa, se constrói e reconstrói nos quotidianos, buscando, desta forma, a mudança quanto a esta realidade e, consequentemente, a transformação social. Com recurso a uma metodologia de projecto, procura-se a participação e o envolvimento das/os participantes num trabalho que engloba diferentes métodos pedagógicos e ferramentas artísticas”, refere um comunicado à imprensa.

A UMAR Madeira, desde o ano passado, integrou o projecto ART’THEMIS+. No âmbito deste projecto, foram aplicadas sessões ao longo do ano lectivo em 24 turmas da região, onde foram abordados os temas direitos humanos, violência no namoro, igualdade de género, direitos das mulheres, estereótipos de género, e linguagem e escrita inclusiva, assim como acções de sensibilização em 28 turmas, em 8 escolas e centros de aprendizagem da Região, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário e ensino nocturno.

A UMAR Madeira acredita que só realizando este trabalho de forma contínua e a longo prazo, fazendo com que os/as jovens ponham “mãos à obra” e envolvendo a comunidade escolar e a família, é que se conseguirá obter mudanças a nível de mentalidades e comportamentos, em prol duma sociedade mais justa, igualitária e menos violenta.