Alunos e docentes de São Vicente visitam as belezas naturais da região da Bretanha

Visita à Câmara Municipal de Morlaix. (DR)

No âmbito do projeto Erasmus+ “Man and the sea, histories and perspectives”, sete alunos e dois docentes da EBS D. Lucinda Andrade (São Vicente) realizaram, entre os dias 12 e 18 de maio, uma visita a Morlaix, na região da Bretanha, França. Uma experiência que os participantes destacam como sendo enriquecedora, nos aspetos linguístico, cultural e pedagógico.
Esta deslocação permitiu ao grupo madeirense confraternizar e trocar experiências com os seus congéneres do Lycée Agricole Suscinio (escola coordenadora do projeto) e do Liceo Enrico Medi de Battipaglia (Itália), tendo participado em diversas atividades organizadas pela escola anfitriã, subordinadas à temática da fragilidade da orla costeira.
Do programa de trabalho, constaram visitas à costa da Bretanha para testemunhar da importância da apanha de algas, um recurso natural muito usado na indústria alimentar e da cosmética.
A experiência, supervisionada por biólogos, alertou para a importância da preservação destas espécies, ao nível da biodiversidade e da economia sustentável daquela localidade, pelo que o processo de recolha está atualmente abrangido por regulamentação específica.
De forma a conhecerem de perto o sector, os participantes colaboraram na recolha de algas, passando depois à degustação dos vários acepipes confecionados com aquele ingrediente marinho. Houve ainda tempo para uma aula de arte com algas, orientada por uma artista local.

“Char à voile”. (DR)

Alunos e docentes puderam também desfrutar das belezas da costa da Bretanha, através de caminhadas por trilhos muito frequentados, tanto por locais como por turistas, e velejar os muito procurados “Char à Voile”.
A visita permitiu ainda conhecer o centro histórico da cidade de Morlaix, nomeadamente as “Maison à Pondalez”, casas de madeira e pedra construídas no século XVI por mercadores de linho, que testemunham o passado rico e próspero desta cidade da Finisterra.
Do roteiro programado, o destaque vai para a visita ao imponente viaduto, verdadeiro ex-libris da região, e ao edifício da Câmara Municipal, onde os participantes foram recebidos com uma palestra sobre a história e construção da cidade.
Satisfeitos com esta experiência única e enriquecedora vivida em França, os alunos e professores de São Vicente preparam já a etapa seguinte, que decorrerá em Battipaglia, Itália, no próximo mês de outubro.